Criar uma Loja Virtual Grátis
 CAMPANHA DA FRATERNIDADE SUL 1

Ato sobre o Código Florestal

Coordenador da CF no Ato contra o Projeto do Código Florestal
 

O coordenador da Campanha da Fraternidade do Regional Sul 1 da CNBB, padre Cícero Soares da Silva Neto, participou do Ato ecumênico em ação contra mudanças no código Florestal, que aconteceu em São Paulo, na praça da Sé, no último dia 11 de maio.

Em sintonia com a CF-2011 que propõe, como objetivo geral: contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá -los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta, Pe. Cícero participou do ato realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, outras entidades e ONGs preocupadas sobre as mudanças no Código e suas consequências.

Em sua mensagem, Pe. Cícero destacou a importância de que é necessário perceber a coerência que se deve ter com as nossas florestas. "Não é diminuindo a mata ciliar que poderá resolver as questões alimentar, essa atitude é um retrocesso em relação ao meio ambiente" e abordou que precisa fazer valer primeiro as leis que já existem para a proteção das nossas florestas e a nossa atitude de proteção das florestas que nos levará a viver com dignidade no presente e nos projetará para o futuro do Planeta.

Esteve presente também no ato, o padre José Bizon do Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de São Paulo.

A Fundação SOS Mata Atlântica e outras entidades estão se mobilizando para impedir a aprovação do PL 1876/99, que altera o Código Florestal. O Código Florestal é o conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais no país. O relatório de autoria do Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) que está sendo discutido em Brasília enfraquece as leis que projetem as florestas e incentiva a ocupação de encostas de morros e margens de rios nas cidades brasileiras, colocando mais gente em áreas de risco.

Segundo especialistas na área essa mudança na legislação vai aumentar o desmatamento, provocando mais emissões de gases que causam as mudanças climáticas e perda de biodiversidade. O Brasil já é um dos cinco maiores poluidores do planeta, cerca de 70% dessa população vem do desmatamento e do mau uso do solo no país. Na zona urbana, a mudança no Código Florestal vai acarretar problemas no abastecimento de água, além de agravar problemas de deslizamentos de terra e enchentes.

Publicado em 20/05/2011 - 04:31

https://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=6158

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional